Curso de Inglês

Todo mundo já pensou em estudar algum idioma pelo menos uma vez na vida e isso realmente é essencial, tanto profissionalmente quanto pessoalmente (nada melhor do que aproveitar mais uma viagem, por exemplo, por conseguir se comunicar bem). E quando se trata do inglês, é ainda mais importante, afinal, esse é o idioma universal (ainda que perca para o mandarim em número de falantes nativos) e, ao dominá-lo, você consegue “se dar bem” em grande parte dos países que existem nesse mundo. Portanto, vamos focar aqui na aprendizagem do inglês, certo?

aprendendo ingles

E aí fica a dúvida: é melhor aprender inglês online ou por meio de aulas presenciais? A internet tem um acesso cada vez mais democrático e isso traz muitas oportunidades bacanas, principalmente tratando de aprender coisas novas. Muitas pessoas estão apostando nas plataformas online para aprender a falar inglês, mas tantas outras têm medo de que isso seja uma grande perda de tempo e de que nada substitua uma escola de idiomas com aulas presenciais. Pois vamos esclarecer essa dúvida!

• Liberdade de aprender

Ao frequentar aulas, você estará em uma turma com mais alunos e o professor precisa atender a todos ao mesmo tempo. Então, se existe um conteúdo que você já aprendeu, mas o resto da sala não, você se obrigará a revisar aquilo com os demais, usando um tempo que poderia ser dedicado a algo novo.

falar ingles rapido

Aprendendo online, isso não acontece, porque você tem o seu próprio ritmo! Cada pessoa tem suas dificuldades e facilidades e a rede oferece a liberdade necessária para que você respeite isso. Usando a internet, o aluno vai avançando nos conteúdos conforme se sentir confiante para isso, de acordo com o seu próprio termômetro. Essa é uma grande vantagem!

• Valores

Basta fazer uma pesquisa rápida pelas escolas de idioma que atuam em sua cidade para ver como os custos podem ser altos, mesmo com direito a poucas aulas por semana. Isso é bastante óbvio, afinal, a escola precisa manter uma estrutura, pagar funcionários (que vão desde os coordenadores até a equipe que cuida da limpeza) e lucrar, é uma empresa como qualquer outra. Para muitas pessoas, arcar com um custo assim se torna inviável.

pensando em inglêsNa internet, você terá muitas oportunidades de aprender inglês gratuitamente, apenas fazendo pesquisas nos buscadores. Porém, quando quiser buscar conhecimento mais sistematizado, irá encontrar cursos online que, mesmo sendo pagos, são bem mais baratos do que os presenciais. Portanto, se você ainda não começou a se dedicar ao aprendizado da língua inglesa por causa dos gastos, pense na internet como uma alternativa a essa condição.

• Horários

Ao se matricular em uma escola, você receberá uma grade horária. Mesmo quando há liberdade para escolher quais dias da semana e horários você vai querer ocupar com as aulas, será preciso respeitar as opções disponíveis. E ainda corre-se o risco de escolher um horário e ter que desistir dele por não ter fechado turma.

Para algumas pessoas, essa questão do horário não representa problema algum, mas para quem tem uma rotina horarios aulasmais atarefada, acaba sendo um empecilho. Esse é mais um obstáculo que a internet transpõe: os cursos online normalmente são formados por videoaulas, apostilas em PDF, e-books… Após adquirir o curso e receber esses materiais, você vai poder acessá-los a qualquer momento.

Se o melhor momento para estudar for de madrugada, poderá fazer isso! Se quiser colocar seus fones de ouvido no celular e ouvir uma aula enquanto volta para casa de ônibus, também está liberado. Você consegue otimizar o seu tempo.

• Sem constrangimentos

Pode parecer loucura para quem é mais desinibido, mas pessoas tímidas às vezes têm dificuldades para participar de algumas atividades coletivas, como por exemplo, a conversação, que é essencial para o inglês. Se o curso for online, é possível praticar à vontade dentro do quarto, sem ninguém ver, e começar a se expor aos poucos, conforme sentir segurança para isso.

pessoas-estudando-ingles

• Interatividade

Há quem pense que quem faz um curso online aprende de forma isolada, sem a oportunidade de interagir. Isso não é verdade: existem fóruns para compartilhar os conhecimentos com outras pessoas que estejam cursando e suporte oferecido por professores. A internet possibilita toda a interatividade, sem que os envolvidos precisem estar de fato no mesmo espaço.

Não existe uma opção certa ou errada, tanto os cursos online quanto os presenciais terão vantagens e desvantagens que mudam de acordo com a rotina de cada pessoa. Alguns não têm a disciplina necessária para reservar um horário e estudar sozinho, por exemplo. De todo modo, a internet oportuniza que todos aprendam inglês, incluindo aqueles que não dispõem de tempo para o ensino regular e querem investir um valor menor. E, hoje em dia, a rede está cada vez mais eficiente como uma ferramenta de ensino e de transmissão de informações para todos os interesses.

Página Inicial